(19) 3454-4971 / (19) 3454-5643

Saiba como o tratamento térmico afeta as propriedades dos metais

Você já ouviu falar em tratamento térmico? Pois bem, esse é um método utilizado para modificar as propriedades físicas e mecânicas dos metais por meio do controle da temperatura. Isso inclui os tempos de aquecimento e de resfriamento. Ocorre que o processo pode trazer impactos significativos nas características dos metais. Para a usinagem, essa técnica proporciona mais precisão e durabilidade ao resultado final. Interessado no assunto? Então leia esse artigo até o final e saiba como o tratamento térmico afeta as propriedades dos metais!

Tratamento térmico altera propriedades físicas e mecânicas do metal

Como dissemos acima, o tratamento térmico é um conjunto de processos controlados e aplicados em metais e ligas metálicas no seu estado sólido para alterar as propriedades físicas e mecânicas. O aquecimento e resfriamento resultam em mudanças da estrutura cristalina, no tamanho do grão, na distribuição de defeitos e impurezas, entre outros efeitos. Abaixo, explicamos os principais deles:

Dureza

O tratamento térmico pode aumentar ou diminuir a dureza dos metais. Isso vai depender do tipo de tratamento utilizado. Quer um exemplo? O processo de têmpera seguido de revenimento pode aumentar a dureza. Isso tornará o metal mais resistente ao desgaste e à abrasão.

Resistência mecânica

Alterando a estrutura cristalina dos metais, o tratamento térmico pode aumentar a resistência mecânica das peças, tornando-as mais fortes e, com isso, capazes de suportar cargas e tensões maiores sem sofrer deformação plástica.

Tenacidade

Algumas das formas de tratamento térmico podem ainda aumentar a tenacidade dos metais. Na prática, isso os torna mais resistentes a fraturas e trincas, especialmente quando submetidos a condições de impacto.

Ductilidade

O tratamento térmico pode também afetar a ductilidade dos metais. O que isso significa? Que eles podem se tornar menos ou mais deformáveis. O recozimento, por exemplo, pode aumentar a ductilidade ao aliviar as tensões internas da peça.

Resistência à corrosão

Tratamentos como o envelhecimento podem melhorar a resistência à corrosão em certas ligas metálicas. Mas vale dizer que dependendo do tratamento térmico aplicado, a resistência à corrosão pode também ser reduzida.

Tamanho do grão

O tratamento térmico de metais pode afetar ainda o tamanho e a distribuição dos grãos. Grãos menores geralmente estão associados a melhores propriedades mecânicas e à maior resistência.

Estabilidade dimensional

Outro aspecto importante a ser destacado é que o tratamento térmico pode reduzir as mudanças dimensionais às quais o metal está sujeito durante o processo de resfriamento, ajudando a manter a forma e a precisão das peças.

Cada metal possui características próprias

Vale lembrar que o tratamento térmico adequado depende da aplicação desejada, uma vez que cada metal possui características específicas próprias. Também é importante considerar fatores como a composição química do metal, a sua taxa de resfriamento e o tempo de aquecimento e de resfriamento durante o processo.

A Monforte tem a solução que você busca em ferramentaria e usinagem

Precisando de serviços de usinagem para a sua empresa? A Monforte é especializada em serviços e soluções, destacando-se pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade a partir de avançada tecnologia. São centros de usinagem, tornos, fresas e retíficas, entre outros equipamentos, para atender as necessidades do seu projeto em processos de ferramentaria e usinagem. Acesse o site, conheça nossos serviços e converse com um de nossos consultores. A Monforte tem a solução que você procura.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp