(19) 3454-4971 / (19) 3454-5643

Saiba a importância da caldeiraria técnica e como esse recurso pode ser empregado

A fabricação de peças e utensílios em três dimensões é especialidade das caldeirarias. Os processos executados envolvem chapas dobradas, tubos curvados utilizando fogo ou por conformação e peças cortadas com uso de maçarico, por exemplo. Acontece que esses trabalhos normalmente não conseguem têm a precisão de centésimos ou milésimos de milímetro que muitas peças exigem. E é justamente aí que entra em ação a caldeiraria técnica. Neste artigo, saiba a importância da caldeiraria técnica e como esse recurso pode ser empregado.

Caldeirarias trabalham chapas metálicas

Antes de se aprofundar no tema, vale uma explicação: caldeirarias fabricam utensílios e peças em geral utilizando chapas metálicas com espessura igual ou superior a 2 milímetros (mm). Entre os itens por ela construídos estão mezaninos, plataformas, guarda-corpos, carcaças de máquinas, dutos, coifas, tanques, estações de gás natural, pórticos e bases metálicas para os mais diversos fins.

Caldeiraria técnica é sinônimo de precisão

Quando nos referimos à caldeiraria técnica, ou também caldeiraria de precisão como alguns definem, entramos no campo dos conjuntos de peças que são confeccionadas a partir de processos de usinagem com alto nível de exigência quanto à precisão. E são diversas as ocasiões nas quais se pode empregar a caldeiraria técnica como em conjuntos montados ou peças que exijam:

  • Precisão de alinhamento ou nivelamento;
  • Precisão na distância entre eixos ou furações;
  • Peças para estrutura de máquinas especiais.

Caldeiraria técnica pode usinar peças individualmente ou o conjunto

Como se pode ver, o termo precisão é palavra-chave no trabalho de caldeiraria técnica. Por isso, conjuntos montados que requerem precisão de centésimos ou ainda milésimos de milímetros podem seguir dois caminhos. O primeiro deles é usinar as peças individualmente para que elas posteriormente componham o produto final. O outro é realizar o processo com o conjunto já montado.

Como funciona o trabalho da caldeiraria

A caldeiraria trabalha basicamente com processos de corte, calandragem e solda. No caso da calandragem de chapas, sua utilização é voltada a diversos segmentos da indústria, mas o mais comum é o trabalho de peças nos formatos cilíndrico e cônico. Com o uso auxiliar de máquinas perfiladeiras é possível conseguir curvas mais definidas nas chapas, cantoneiras, tubulações e até mesmo em vigas nos formatos “I” e “U”.

Soldagem requer processo de alívio de tensão

A soldagem é outro processo muito utilizado em reparos de maneira geral em trabalhos desenvolvidos em caldeirarias. Para isso, há métodos de soldagem e equipamentos específicos para cada material. Na caldeiraria técnica existem conjuntos montados ou peças trabalhadas que exigem solda no processo de união.

Nestes casos, há possibilidade de deformações pelo aquecimento característico da soldagem, seja no conjunto todo ou mesmo em uma área específica. Por isso, é feito o processo de alívio de tensão. O objetivo é que as peças não venham a se quebrar por fadiga em curto espaço tempo.

Monforte é especialista em caldeiraria técnica

Precisando de trabalhos de caldeiraria técnica para sua empresa? Saiba que a Monforte possui uma equipe qualificada e equipamentos modernos para atender suas necessidades com qualidade e precisão. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos trabalhos. Entre em contato com um de nossos consultores e faça um orçamento.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp