(19) 3454-4971 / (19) 3454-5643

Conheça os diferentes níveis de usinagem

A fabricação de peças a partir de um projeto com características e especificidades próprias é a tarefa atribuída à usinagem, uma técnica maciçamente presente no segmento industrial brasileiro. Mas você sabia que há vários níveis para que o trabalho seja executado? Neste artigo, vamos tratar do tema e queremos que você conheça os diferentes níveis de usinagem e suas possibilidades. Interessado no assunto? Então, boa leitura!

Como classificamos os diferentes níveis de usinagem?

Dúvida bem comum e que pode ser esclarecida de uma forma simples. Os diferentes níveis de usinagem são classificados a partir do número de eixos que a máquina CNC pode controlar durante a operação. Neste caso, os eixos são as direções nas quais a ferramenta de corte pode se mover a fim de executar o projeto e produzir uma peça. Vamos detalhar os níveis?

Nível 1: a usinagem de dois eixos

Esse é o nível mais básico de usinagem CNC. Aqui, a ferramenta de corte pode se mover apenas em duas direções, geralmente definidas por X e Y. Isso permite que a máquina produza peças simples, como cubos, cilindros e esferas. Também é ideal para a produção de peças de baixo custo e em grande volume.

Usinagem de três eixos é o nível 2

Esse processo é um nível mais avançado de usinagem CNC. No nível 2, a ferramenta de corte já pode se mover em três direções distintas, geralmente X, Y e Z. Neste processo a máquina já é capaz de produzir peças mais complexas, como as prismáticas e com cavidades. Aqui o foco está na precisão e na produção de médio volume.

Nível 3 e a usinagem de quatro eixos

Com a usinagem de 4 eixos avançamos um pouco mais. No nível 3, a ferramenta de corte se move em quatro direções: X, Y, Z e A. Neste caso, o eixo A é um eixo rotativo que permite que a ferramenta de corte se mova em torno do eixo Z. Isso leva à produção de peças mais complexas, como aquelas com formas irregulares. Normalmente, são peças de alto valor agregado e produzidas em baixa escala.

Nível 4 é a usinagem de cinco eixos

Chegamos ao nível mais avançado de usinagem CNC. No nível 4, a ferramenta de corte pode se mover em cinco direções, que são especificadas por X, Y, Z, A e B. O eixo B, assim como o A, é outro eixo rotativo que permite que a ferramenta de corte se mova agora em torno do eixo X. Assim, a máquina pode produzir peças com formas complexas e internas, também com alta precisão e, geralmente, em baixo volume.

Níveis avançados de usinagem CNC

Mas quando o assunto é usinagem, a gama de alternativas não se limita aos níveis básicos. Há ao menos outros dois níveis que proporcionam excelentes resultados: a usinagem simultânea de cinco eixos e a usinagem multitarefa. Vamos explicar um pouco mais sobre elas:

  • Usinagem simultânea de 5 eixos:  Nela, a ferramenta de corte se move em todos os cinco eixos ao mesmo tempo. Assim, a máquina pode produzir peças complexas com alta precisão e eficiência.
  • Usinagem multitarefa: Neste caso, a máquina CNC pode executar várias operações de usinagem ao mesmo tempo, aumentando a capacidade produtiva e reduzindo o tempo de ciclo.

Soluções nos mais variados níveis de usinagem? A Monforte tem

Pronto! Agora você sabe que com os diversos níveis de usinagem é possível produzir desde peças mais simples e em larga escala, até peças mais complexas e de alto valor agregado. Agora se a sua empresa busca soluções em usinagem, o lugar certo é a Monforte. Com um portfólio variado, um corpo técnico altamente capacitado e equipamentos modernos, oferecemos a solução que você procura. Acesse nosso site, conheça nossos projetos e converse com um de nossos consultores. E deixe seu projeto nas mãos de quem está entre as melhores empresas de ferramentaria e usinagem do país.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp