(19) 3454-4971 / (19) 3454-5643
Conheça os principais processos de usinagem

Conheça os principais processos de usinagem

A usinagem é parte essencial do processo produtivo da indústria nacional. A criação de novos componentes passa, necessariamente, por uma ação chamada de desbaste da matéria-prima. Assim, as mais variadas partes de uma bicicleta, um carro, um barco ou mesmo os enormes dispositivos de metal de uma plataforma petrolífera certamente passaram por uma ou mais máquinas antes de ganhar sua forma final. Nosso objetivo com este artigo é que você conheça os principais processos de usinagem.

Usinagem transforma ligas metálicas em peças variadas

Quando falamos de usinagem, uma boa forma de definir a importância dos processos que são originados dela é dizer que eles agregam praticidade aos métodos de fabricação. Na prática, a usinagem é o meio pelo qual uma liga metálica é transformada ou conformada desde uma peça pequena até grandes maquinários pesados. De uma forma simplista, podemos dizer que com os maquinários apropriados as matérias-primas são moldadas para ganhar a forma com que foram projetadas.

Já ouviu falar de fresadora, torno, retífica?

As máquinas que fazem parte do processo de usinagem têm seus nomes e suas funções bem conhecidas no meio metalúrgico. São máquinas que evoluíram e hoje têm capacidade para entregar serviços com precisão e qualidade em um tempo cada vez mais otimizado. Certamente você já deve ter ouvido falar de:

  • Fresadora CNC;
  • Torno mecânico ou CNC;
  • Retífica cilíndrica;
  • Máquina de corte a laser;
  • Máquina de corte a seco;
  • Centro de usinagem.

Vamos falar um pouco mais a fundo sobre os principais processos de usinagem. Cada um deles lida com o material bruto de uma maneira própria, sempre de acordo com a demanda exigida. Alguns deles são mais comuns.

Formatos cônicos ou cilíndricos a partir do torneamento

Um dos métodos de usinagem mais conhecidos é o torneamento. Sua função é, a partir da peça bruta, dar às ligas metálicas formatos cônicos ou cilíndricos. Para isso, combina os movimentos de rotação das peças e de avanço da ferramenta de desbaste. Assim, o torneamento acontece. Isso é feito em uma máquina chamada de torno. Daí a origem do nome do processo.

Vale dizer que há dois tipos distintos de torno:

  • Mecânico: aquele em que o operador tem o total controle manual do movimento de avanço na confecção da peça.
  • CNC: O Controle Numérico Computadorizado foi a revolução destas máquinas e permite a usinagem em série de forma automatizada com precisão a partir de uma programação prévia.

Fresamento é o corte fora da superfície da peça

A fresagem ou o fresamento é feito a partir da máquina denominada fresa. O objetivo deste processo é fazer o corte do material bruto metálico fora da superfície. A partir de um movimento rotativo, sincronizado com pressão na peça, a técnica é bastante empregada para criar logotipos que são extraídos de chapas de aço.

Retífica faz o corte por abrasão e com acabamento preciso

A retífica é basicamente o corte de abrasão, que permite a remoção do material bruto e finaliza produzindo um acabamento especial. Uma peça usinada a partir deste equipamento tende a apresentar como características ter menos saliências e rugosidade; extrair a máxima precisão de medidas para confeccionar peças similares, e recuperar pelas deformadas por alguma razão.

As máquinas de corte a laser e a seco

As máquinas de corte a laser utilizam alta tecnologia e carregam como principal característica o fato que o material removido é mínimo, o que confere ao método grande precisão aliada à alta velocidade de corte, em especial quando se trata de espessuras finas. Trabalhando de forma integrada a um sistema CAD/CAM, de onde segue a orientação a partir de um projeto detalhado do trabalho a ser feito. Rapidez e eficácia são marcas deste processo. O corte a seco, por sua vez, não utiliza fluídos de corte para refrigeração no processo.

Centro de usinagem tem capacidade produtiva elevada

O centro de usinagem é uma máquina capaz de moldar as mais variadas formas de peças a partir dos mais distintos materiais brutos: metal, plástico, madeira ou outros. Tudo é feito a partir de um conjunto de ferramentas que desgastam mecanicamente a matéria-prima até dar a ela a forma desejada segundo o projeto. A tecnologia propiciou formas de programação computadorizada e com o desenvolvimento de softwares aprimorou-se o processo de confecção das peças. Surge aí o centro de usinagem CNC, uma máquina precisa e com alta capacidade produtiva.

Conheça mais sobre a Monforte e nosso potencial em usinagem

O que achou? Agora você conhece um pouco mais sobre os principais processos de usinagem. A Monforte está entre as principais empresas de ferramentaria e usinagem e possui um portfólio diversificado em serviços e soluções, desenvolvendo produtos de alta qualidade e com avançada tecnologia. Quer saber mais? Visite nosso site, conheça nossos serviços e faça um orçamento.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp